Ervas e Fórmulas Chinesas

A fitoterapia chinesa é um aspecto integrante da Medicina Chinesa (MC), um sistema cujas origens remontam a milhares de anos. Enraizado em filosofias antigas como o taoísmo, CM percebe o corpo humano como um universo em miniatura com seu próprio conjunto de leis naturais. Ao longo de milénios, os profissionais desenvolveram uma extensa farmacopeia de centenas de ervas, cada uma com propriedades e funções específicas.

Tipos De Ervas Chinesas E O Conceito De Fórmulas

As categorias de ervas chinesas abrangem um amplo espectro, caracterizado por suas qualidades inerentes, como quente, frio, quente, fresco e neutro, bem como por seus sabores distintos, que incluem doce, amargo, azedo, salgado e picante. Esses elementos fitoterápicos constituem a base para sua classificação, facilitando a seleção de ervas que se harmonizam com órgãos e funções corporais específicas. As ervas chinesas vêm de diversas fontes botânicas, abrangendo raízes, caules, folhas, flores, sementes e, ocasionalmente, incluem substâncias derivadas de animais e minerais.

A fitoterapia chinesa raramente depende de ervas solitárias isoladamente. Em vez disso, os fitoterapeutas chineses costumam combinar várias ervas em fórmulas complexas adaptadas às necessidades do indivíduo. Estas fórmulas visam equilibrar o Yin e o Yang do corpo e o fluxo de Qi (energia) e sangue. As ervas em uma fórmula são frequentemente designadas como a erva “imperador”, que trata do sintoma principal, e as ervas “ministra”, “assistente” e “mensageira” que apoiam a erva imperador ou direcionam a fórmula para partes específicas de o corpo.

what is Tuina massage

Benefícios Das Ervas e Fórmulas Chinesas

Abordagem Multifacetada

As fórmulas de ervas chinesas oferecem uma abordagem multifacetada ao tratamento. Uma única fórmula pode exercer múltiplos efeitos terapêuticos, possibilitando tratar mais de um sintoma ou condição simultaneamente.

Efeitos Colaterais Mais Baixos

Em comparação com muitas drogas sintéticas, as ervas chinesas prescritas adequadamente geralmente apresentam menos efeitos colaterais. Isto os torna uma opção preferida para o tratamento a longo prazo de doenças crônicas.

Adaptabilidade

As fórmulas de ervas chinesas são adaptáveis e podem ser modificadas conforme a condição do paciente muda, proporcionando opções dinâmicas de tratamento.

Orientado Para a Prevenção

No MC, as ervas também podem desempenhar funções preventivas, visando fortalecer a resistência do organismo às doenças.

Doenças e Condições Tratadas

Doenças Crônicas

Condições crônicas como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes são frequentemente tratadas com tratamentos fitoterápicos chineses que visam restaurar o equilíbrio e melhorar as capacidades de cura do próprio corpo.

Distúrbios Respiratórios

Ervas chinesas como Astragalus e Ephedra são comumente usadas para tratar problemas respiratórios como asma, bronquite e DPOC.

Problemas Digestivos

Fórmulas como “Ban Xia Hou Po Tang” são usadas para distúrbios digestivos como SII, inchaço, úlceras gástricas, distensão abdominal, indigestão, etc.

Bem-estar Mental e Emocional

Ervas como Suan Zao Ren e fórmulas como “Suan Zao Ren Tang” são empregadas para tratar ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

Saúde da Mulher

Questões como menstruação irregular, problemas de fertilidade e sintomas da menopausa geralmente envolvem fórmulas como “Wen Jing Tang”.

Apoio Oncológico

Algumas ervas e fórmulas chinesas como Shu Yu Wan são usadas como complementos às terapias ocidentais contra o câncer para aliviar os efeitos colaterais e aumentar a imunidade.

Doenças IInfecciosas

Xiao Chai Hu Tang é frequentemente usado nos estágios iniciais de resfriados e gripes, com o objetivo de expulsar patógenos antes que eles penetrem mais profundamente no corpo.

Prática Baseada em Evidências

Embora exista um conjunto crescente de evidências científicas que apoiam a eficácia das ervas chinesas, elas não são universalmente apoiadas pela comunidade médica e são necessárias mais pesquisas.

Integrando Ervas e Fórmulas Chinesas na Saúde Holística

As ervas e fórmulas chinesas oferecem uma abordagem diferenciada e personalizada aos cuidados de saúde que trata o paciente como um todo integrado. No entanto, é imperativo abordar este sistema antigo com uma mente perspicaz, idealmente sob a supervisão de profissionais certificados e em conjunto com tratamentos médicos baseados em evidências.